"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Forte de Trafaria

Distrito: Setúbal
Concelho: Almada

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Forte
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição

O Forte da Trafaria, mandado erigir em 1683 por D. Pedro II, está localizado próximo do rio entre o extremo oeste da falésia e o ribeiro da Raposeira, na Trafaria. Teve diversas utilizações, como: edifício de quarentenas (lazareto), entre 1797 e 1820; prisão e fortaleza marítima, no período que decorreu entre 1831 e 1833; aquando da sua desactivação, após as guerras liberais, foi utilizado como fábrica de guano de peixe, actividade que foi criticada pelo Conselho de Saúde Pública. Serviu, posteriormente, de viveiro das matas nacionais, e em 1879, servia de abrigo às galeotas reais. Em 1917, encontrava-se abandonado. Foi ainda aproveitado como habitação de particulares, sendo depois recuperado pelo Estado para prisão militar.

Intervenções e Restauros
O Forte da Trafaria sofreu obras de reparação geral, entre 1829 e 1831, designadamente: porta de armas, parapeito da bateria, armazém, quartel, paiol e artilharia. Já neste século, o Estado realizou várias obras de recuperação, afim de adaptar o forte a prisão militar.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
SOUSA, R. H. Pereira de, Fortalezas de Almada e seu Termo, Câmara Municipal de Almada, 1981.
Data de atualização
18/02/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,727