"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Forte de S. João Baptista

Distrito: Açores
Concelho: Angra do Heroísmo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 47508 de 24-1-1967; Rect. D.G., nº 59 de 10-3-1967
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Forte
Valor patrimonial
Classificação Regional, Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Uso atual
Regimento de Guarnição n.º 1
Proprietário/Instituições responsáveis
Regimento de Guarnição n.º 1
Equipa Técnica
Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo
Descrição
Construído sobre o morro da pequena península do Monte Brasil, domina duas baías, a do Fanal e a de Angra, sendo o mais imponente forte da ilha, a extensão das suas muralhas atinge cerca de 4 km. Planeado pelo arquitecto militar português, João de Vilhena, foi construído entre o final do séc. XVI e o início do séc. XVII; segue o tipo de forte com baluartes, característico do modelo renascentista. Salienta-se o seu portal principal, terminado durante o reinado de D. João IV, lavrado em basalto da região, coroado pelas armas reais, tendo em cima uma decoração proto-barroca, com losangos em "ponta de diamante"; a ponte dos arcos, os torreões; o sistema de fossos. O castelo inicialmente denominado de Santo António, passou depois a designar-se de S. Filipe, quando o rei Filipe II de Castela e I de Portugal o reconstruiu; só após a restauração de 1640, passou a ter o nome por que é conhecido actualmente. Articula-se com outras obras do género, mais antigas como o Forte do Zimbeiro (1581) e posteriores como a Bateria da Constituição (1830). Dentro do seu perímetro defensivo existe a igreja de S. João Baptista, comemorativa da restauração de 1640. Foi nesta fortaleza que esteve preso o rei D. Afonso VI, após a sua destituição por D. Pedro II, seu irmão. Também ali esteve encarcerado até ao fim dos seus dias, o rei dos Vátuas, Gungunhana, feito prisioneiro por Mousinho de Albuquerque.
Modo de funcionamento
Todos os dias: 10h00-12h00 14h30-17h00
Morada
Monte Brasil
9700
ANGRA DO HEROÍSMO
Telefone
295214011
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/01/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,745