"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo (Forte da Gibirita)

Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras

Farol do Bugio
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Forte
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição

O Forte, localizado numa saliencia rochosa entre Paço de Arcos e Caxias, foi inicialmente designado por Bateria do Guincho, tomando depois a designação de Nossa Senhora de Porto Salvo, por se encontrar próxima a ermida com aquela invoção; a partir de finais de oitocentos, começou a ser também conhecido por Forte da Gibirita, devido a um conjunto de residências aristocráticas que perto dali foram construídas. Segundo uma lápide, sobre a porta da entrada do Forte, foi o mesmo mandado construir por indicação de D. João IV, em 1649, sendo então, conselheiro de Estado, membro do Conselho de Guerra e Vedor da Real Fazenda, o Conde de Cantanhede. Sabe-se que em 1735 estava artilhado com 2 bocas de fogo de calibre 24, embora possuísse mais 5 que estavam inoperacionais; em 1793, o seu poder bélico constava de 7 peças de fogo, de ferro, de calibre 18. Durante o conflito com os liberais, os absolutistas reforçaram o armamento e guarnição do Forte. Foi alvo de restauro, em 1874, e em 1877, o Ministério da Guerra ordena a entrega do Forte à Comissão de Defesa de Lisboa e seu Porto, a fim de nele serem depositados torpedos. No séc. XX, e após um certo período de abandono, sofreu obras de beneficiação (1911), sob a direcção do Capitão de Engenharia Carlos Augusto de Sá Carneiro. Após o 25 de Abril de 1974, o Forte ficou ao serviço da Marinha de Guerra.

Intervenções e Restauros
Restauro em 1874 e, obras de beneficiação, em 1911.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta e GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. II, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1963.

CALLIXTO, Carlos Pereira, Fortificações Marítimas do Concelho de Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras, [s.d.].

Data de atualização
29/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,462