Património Material
Estação de S. Bento
Esta estação de caminho de ferro, no centro da cidade, ocupa o lugar de um antigo convento beneditino e data do começo do nosso século.
No interior da Estação de São Bento pode ver-se a célebre decoração de painéis de azulejos de Jorge Colaço dos anos 1930.
Os azulejos historicistas deste artista representam cenas consideradas capitais para a história de Portugal, como são os exemplos: da tomada de Ceuta em 1415, por D. João I, considerada como a primeira expedição extra-peninsular dos portugueses e o início de ambições da coroa sobre a África; ou da Ala dos Namorados, designação de um dos lados do quadrado que os portugueses formaram como táctica de combate na Batalha de Aljubarrota de 1385, na qual derrotaram os castelhanos (a Ala era composta de barões muito jovens e daí a sua apelação).
Os painéis de azulejos mostram igualmente aspectos da vida rural do Norte de Portugal: o arraial e feira do Minho, fazem parte das "vistas" tradicionais, como o rabelo e o Vinho do Porto ou a parelha de bois na lavoura.