"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Estação de S. Bento

Distrito: Porto
Concelho: Porto

1312/49.jpg
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
67/97, DR 301, de 31-12-1997
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Uso atual
Estação ferroviária.
Descrição

Esta estação de caminho de ferro, no centro da cidade, ocupa o lugar de um antigo convento beneditino e data do começo do nosso século.
No interior da Estação de São Bento pode ver-se a célebre decoração de painéis de azulejos de Jorge Colaço dos anos 1930.

Os azulejos historicistas deste artista representam cenas consideradas capitais para a história de Portugal, como são os exemplos: da tomada de Ceuta em 1415, por D. João I, considerada como a primeira expedição extra-peninsular dos portugueses e o início de ambições da coroa sobre a África; ou da Ala dos Namorados, designação de um dos lados do quadrado que os portugueses formaram como táctica de combate na Batalha de Aljubarrota de 1385, na qual derrotaram os castelhanos (a Ala era composta de barões muito jovens e daí a sua apelação).

Os painéis de azulejos mostram igualmente aspectos da vida rural do Norte de Portugal: o arraial e feira do Minho, fazem parte das "vistas" tradicionais, como o rabelo e o Vinho do Porto ou a parelha de bois na lavoura.

Modo de funcionamento
Sempre Aberto.
Morada
Praça Almeida Garrett
PORTO
Telefone
222002722
Fax
223394079
Web site
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
29/08/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,078,180