"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de Nossa Senhora do Repouso

Distrito: Faro
Concelho: Faro

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII), Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura
Descrição
Esta capela encontra-se incorporada no Arco do Repouso, uma das antigas entradas de Faro onde, segundo a tradição, repousou e ouviu missa D. Afonso III, após a conquista da vila. Daí vem, igualmente, a invocação da capela: Nossa Senhora do Repouso.

Foi edificada em 1709, substituindo um nicho que aí existia, mandado erigir pelo rei que, segundo a tradição, teria feito um voto de acção de graças após a tomada de Faro aos Mouros.

O edifício foi protegido pela rainha D. Mariana de Áustria a qual, a 15 de Setembro de 1710, concedeu à câmara um certo rendimento para ajudar ao culto. Em 1729, a Câmara instituíu-se como protectora da imagem, formando-se uma irmandade a que pertenciam todos os vereadores.

Em 1802, a capela foi reedificada e ainda nela se encontra a imagem de S. Jorge, que saía na procissão do Corpo de Deus.

Salienta-se, igualmente, um interessante retábulo com a imagem da padroeira.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
A.A.V.V., "Faro", inGrande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. X, Lisboa/Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, Limitada, [s.d.].

LAMEIRA, I. C. Francisco, Faro : Edificações Notáveis, Faro, Câmara Municipal de Faro, 1995.

Data de atualização
30/01/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,068,777