Património Material
Ermida de Nossa Senhora do Codeçal
A ermida de Nossa Senhora da Piedade foi provavelmente reedificada entre 1756 e 1760, pois tinha sido destruída pelo terramoto, as obras foram ordenadas por D. José I.
Na frontaria mostra a entrada emoldurada e sobre a verga da porta, um painel de azulejos azuis e brancos com a figuração de uma cartuxa e encimado por um vão, onde se pode ler:
Ladeiam-na outros dois vãos. Ainda no exterior são de destacar alguns pormenores singelos, designadamente a pequena sineira ornada de frisos e volutas a azul cobalto.
No interior é de salientar os estuques e frescos das paredes e tecto abobadado. O altar-mor possui um baixo relevo, em mármore, onde estão três franciscanos, ou segundo outras opiniões (Gandra), os santos mártires de Lisboa: (Máxima, Veríssimo e Júlia). Podem ainda ser vistos seis retábulos, de barro policromado, em estilo barroco, cuja autoria é atribuída a artistas da Escola de Escultura de Mafra; representam temas do Novo Testamento.
No adro pode ver-se um alto cruzeiro de granito, obra setecentista.
LUCENA, Armando de, Monografia de Mafra, [Mafra], Comissão Municipal de Turismo, [1944].
VILAR, Maria do Carmo, "Carta do Património do Concelho de Mafra: 1. Património Artístico-Religioso do Sobral da Abelheira" in Boletim Cultural '95, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1996.