Património Material
Ermida de Nossa Senhora do Almurtão
A Ermida de Nossa Senhora do Almurtão está localizada a cerca de 9 km da sede do concelho, em plena campina da Idanha. É uma das mais importantes e antigas romarias da Beira Baixa. Há notícias históricas, que remontam a 1229, quando D. Sancho II definiu os limites da região da Egitânia. Refere-se já em documentos desta época a existência do culto à Senhora do Almurtão. A romaria realiza-se no segundo domingo de Maio.
Situada em frente de uma larga escadaria, que dá acesso à galilé constituída por três arcos em granito, tem interior de nave única, onde se apresentam diversos quadros de pintura popular de diferentes épocas (ex-votos de milagres da Senhora, ali deixados pelos peregrinos). De interesse, ainda, o púlpito em granito bem trabalhado e os azulejos da primeira metade de setecentos que revestem o altar da capela-mor. Antecede a capela-mor um grande arco de volta inteira.
No caminho de acesso, existe uma placa com um registo de azulejos azuis e brancos alusivo à Senhora do Almurtão. Próximo, situa-se um cruzeiro característico da religiosidade popular.