"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de Nossa Senhora do Almurtão

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Ermida da Senhora do Almurt
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Memória, Valor Sociológico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Cantaria, Pintura
Descrição

A Ermida de Nossa Senhora do Almurtão está localizada a cerca de 9 km da sede do concelho, em plena campina da Idanha. É uma das mais importantes e antigas romarias da Beira Baixa. Há notícias históricas, que remontam a 1229, quando D. Sancho II definiu os limites da região da Egitânia. Refere-se já em documentos desta época a existência do culto à Senhora do Almurtão. A romaria realiza-se no segundo domingo de Maio.


Situada em frente de uma larga escadaria, que dá acesso à galilé constituída por três arcos em granito, tem interior de nave única, onde se apresentam diversos quadros de pintura popular de diferentes épocas (ex-votos de milagres da Senhora, ali deixados pelos peregrinos). De interesse, ainda, o púlpito em granito bem trabalhado e os azulejos da primeira metade de setecentos que revestem o altar da capela-mor. Antecede a capela-mor um grande arco de volta inteira.

No caminho de acesso, existe uma placa com um registo de azulejos azuis e brancos alusivo à Senhora do Almurtão. Próximo, situa-se um cruzeiro característico da religiosidade popular.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Comissão Municipal de Turismo de Castelo Branco Praça do Município - 6000-458 CASTELO BRANCO. Tel: 272 330 339 http://www.cm-castelobranco.pt - E-mail: turismo.cmcb@mail.telepac.pt
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
23/01/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,069,772