"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de Nossa Senhora da Piedade

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI a XVIII)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Rococó
Descrição

Segundo as Visitações da Ordem Militar de Santiago de 1565, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade de Loulé, fora edificada em 1553. O local escolhido foi nas imediações do centro urbano, no alto de um cerro, junto a um importante eixo viário que desde a época romana faz a ligação São Brás – Loulé – Boliqueime.
O primitivo retábulo da capela-mor, já referenciado em 1565, manteve-se ao culto até princípios do século XVIII. Em 1716, o Juiz de Fora de Loulé, Filipe Peixoto de Moura, como Reitor da Confraria de Nossa Senhora da Piedade, ajustou a feitura de um novo retábulo em talha com o mestre farense Gaspar Martins. Esse interessante exemplar do barroco nacional foi vitimado pelo terramoto de 1755, que destruiu parte da ermida nomeadamente a capela-mor.
Na reconstrução efetuada nos anos imediatos, na nova capela-mor foi construído o atual retábulo de talha e no teto uma pintura de perspetiva arquitetónica.
A derradeira campanha de obras ocorreu nos finais do século XIX, tendo-se reformulado a fachada principal e promovido a pintura de painéis figurativos nas paredes laterais.
A festa a Nossa Senhora da Piedade foi mantendo uma grande popularidade e, nos meados do século XX, inicia-se a construção de um novo templo, de enormes dimensões, junto à ermida.
O atual retábulo principal foi construído em 1760 podendo-se atribuir a conceção e a feitura ao entalhador louletano João da Costa Amado. O douramento efetuou-se em 1764, provavelmente pelo mestre pintor e dourador Diogo de Sousa e Sarre, que nesse mesmo ano estofou a imagem da padroeira. Adota o formulário rococó e insere-se na tipologia mais vulgar na região algarvia e que utiliza planta plana ou reta, corpo único com três tramos e ático.
As paredes laterais da capela-mor e da nave foram ornamentadas, nos finais do século XIX, com dez painéis pintados sobre estuque com cenas da Paixão de Cristo. Conforme a inscrição existente num deles, foi responsável por esta obra José Filipe Porfírio, pintor em Faro.
A imagem de Nossa Senhora da Piedade é uma imagem de vulto perfeito com 90cm x 40cm que se insere no formulário maneirista. Foi provavelmente executada por um imaginário farense nos finais do século XVI ou nos princípios do século XVII.

Morada
Cerro do Cabeço
8100 Loulé - S. Sebastião
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia
CARRUSCA, Susana, Loulé: O património artístico. Loulé, Câmara Municipal, 2001, p. 125-127.
Data de atualização
18/04/2016
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,572,916