"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício na Quinta das Rosas

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Valor Concelhio
Proteção Jurídica
Decreto nº 95/78 de 12-9
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Descrição

O edifício apresenta planta longitudinal e cobertura em telhado de quatro águas rasgado por trapeiras. O acesso à propriedade é feito por um portão junto à Estrada das Laranjeiras, e a entrada do edifício por uma porta localizada no alçado virado para o jardim. O alçado que dá para a Estrada das Laranjeiras está disposto em três corpos, possuindo dois andares o corpo central e um andar os restantes corpos. O piso térreo é rasgado por quatro janelas rectangulares com grades de ferro forjado, situando-se duas delas no corpo central e as outras duas cada uma num dos corpos laterais. O primeiro andar do corpo central ostenta duas janelas de sacada de arco de volta inteira, abrindo para a mesma varanda com guarda de ferro forjado, similar ao ferro forjado que delimita os terraços que servem de cobertura dos corpos laterais. O coroamento do corpo central é feito por platibanda. No terraço do lado direito existe uma estrutura de ferro coberta de vegetação, proporcionando uma área de sombra.

Intervenções e Restauros
Em 1932 são executados trabalhos de manutenção do exterior, e logo de seguida (1934-35) os compartimentos dos dois pisos, foram transformados e criadas novas instalações sanitárias; na mesma altura foi construído um novo portão. Em 1940, foi dada prioridade às reparações do telhado, o mesmo acontecendo em 1943. Nesta última data também se pintou o interior. Em 1956 alterou-se a marquise, fizeram-se novas instalações sanitárias no rés-do-chão e obras de manutenção geral. Novas obras são realizadas em 1962, para manutenção do edifício.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Estrada das Laranjeiras, nº 192, S. Domingos de Benfica
1600
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

FERREIRA, Jorge M. Rodrigues; BISCAYA, Carlos, São Domingos de Benfica - Roteiro, Lisboa, Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, 1991.

Data de atualização
04/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,082,403