"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício na Quinta das Rosas

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Valor Concelhio
Proteção Jurídica
Decreto nº 95/78 de 12-9
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Descrição

O edifício apresenta planta longitudinal e cobertura em telhado de quatro águas rasgado por trapeiras. O acesso à propriedade é feito por um portão junto à Estrada das Laranjeiras, e a entrada do edifício por uma porta localizada no alçado virado para o jardim. O alçado que dá para a Estrada das Laranjeiras está disposto em três corpos, possuindo dois andares o corpo central e um andar os restantes corpos. O piso térreo é rasgado por quatro janelas rectangulares com grades de ferro forjado, situando-se duas delas no corpo central e as outras duas cada uma num dos corpos laterais. O primeiro andar do corpo central ostenta duas janelas de sacada de arco de volta inteira, abrindo para a mesma varanda com guarda de ferro forjado, similar ao ferro forjado que delimita os terraços que servem de cobertura dos corpos laterais. O coroamento do corpo central é feito por platibanda. No terraço do lado direito existe uma estrutura de ferro coberta de vegetação, proporcionando uma área de sombra.

Intervenções e Restauros
Em 1932 são executados trabalhos de manutenção do exterior, e logo de seguida (1934-35) os compartimentos dos dois pisos, foram transformados e criadas novas instalações sanitárias; na mesma altura foi construído um novo portão. Em 1940, foi dada prioridade às reparações do telhado, o mesmo acontecendo em 1943. Nesta última data também se pintou o interior. Em 1956 alterou-se a marquise, fizeram-se novas instalações sanitárias no rés-do-chão e obras de manutenção geral. Novas obras são realizadas em 1962, para manutenção do edifício.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Estrada das Laranjeiras, nº 192, S. Domingos de Benfica
1600
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

FERREIRA, Jorge M. Rodrigues; BISCAYA, Carlos, São Domingos de Benfica - Roteiro, Lisboa, Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, 1991.

Data de atualização
04/07/2007
Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,974