Património Material
Edifício na Avenida da República, onde se encontra instalada a Pastelaria Versailles
O edifício Versailles foi construído em 1919 por José Tomás de Sousa. Denotando um determinado neo-barroquismo, o edifício articula na sua decoração elementos filomórficos, geométricos, colunas, volutas, pilastras e balaustradas. Possui planta rectangular simples e a sua estrutura vertical é constituída por rés-do-chão e cinco andares, tendo telhado de duas águas. O alçado principal encontra-se dividido em dois panos: direito e esquerdo.
No pano esquerdo, inscreve-se no rés-do-chão uma porta, em arco pleno, de ferro com motivos ondulantes e vidro, sobrepujada por verga em ressalto que é utilizada como consola para os pisos superiores. Em cada um dos primeiros quatro pisos, inscreve-se, uma janela de sacada de vão rectangular e guardas de ferro abauladas com motivos ondulantes. O quinto andar é encimado por um coruchéu, no qual se inscreve uma janela.
No pano direito, encontra-se, no rés-do-chão, uma porta ladeada por colunas, com os capitéis e fuste articulados com motivos florais e duas vitrines de aros metálicos. O primeiro e o segundo andar têm janelas recuadas de vão rectangular, ladeadas por colunas. Uma varanda em arco abatido com balaustrada inscreve-se no terceiro andar. O quarto andar apresenta cinco janelas de vão rectangular que dão para uma tribuna. O último piso apresenta três janelas encimadas por frontão triangular.
RODRIGUES, José Armando, COSTA, José Lino, MAGALHÃES, Maria Filomena de, ANGÉLICO, Maria Manuel, Oásis Alfacinhas Guia Ambiental de Lisboa, Verbo, Lisboa, 1998.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário , vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.