"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício na Avenida da República, onde se encontra instalada a Pastelaria Versailles

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 2/96 de 06-03
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Estilo(s)
Neo-barroco
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

O edifício Versailles foi construído em 1919 por José Tomás de Sousa. Denotando um determinado neo-barroquismo, o edifício articula na sua decoração elementos filomórficos, geométricos, colunas, volutas, pilastras e balaustradas. Possui planta rectangular simples e a sua estrutura vertical é constituída por rés-do-chão e cinco andares, tendo telhado de duas águas. O alçado principal encontra-se dividido em dois panos: direito e esquerdo.
No pano esquerdo, inscreve-se no rés-do-chão uma porta, em arco pleno, de ferro com motivos ondulantes e vidro, sobrepujada por verga em ressalto que é utilizada como consola para os pisos superiores. Em cada um dos primeiros quatro pisos, inscreve-se, uma janela de sacada de vão rectangular e guardas de ferro abauladas com motivos ondulantes. O quinto andar é encimado por um coruchéu, no qual se inscreve uma janela.
No pano direito, encontra-se, no rés-do-chão, uma porta ladeada por colunas, com os capitéis e fuste articulados com motivos florais e duas vitrines de aros metálicos. O primeiro e o segundo andar têm janelas recuadas de vão rectangular, ladeadas por colunas. Uma varanda em arco abatido com balaustrada inscreve-se no terceiro andar. O quarto andar apresenta cinco janelas de vão rectangular que dão para uma tribuna. O último piso apresenta três janelas encimadas por frontão triangular.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Avenida da República, 15 a 15-A, Nossa Senhora de Fátima
1150
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
DIÁRIO DA REPÚBLICA I Série B- Nº 56 de 06-03-1996.

RODRIGUES, José Armando, COSTA, José Lino, MAGALHÃES, Maria Filomena de, ANGÉLICO, Maria Manuel, Oásis Alfacinhas Guia Ambiental de Lisboa, Verbo, Lisboa, 1998.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário , vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
04/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,081,997