"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício na Avenida da República (nº 38 a 38A)

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Habitação Unifamiliar
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico, Valor Plástico
Estilo(s)
Arte Nova, Neo-românico, Neo-clássico
Áreas Artísticas
Arquitectura civil, Azulejaria, Trabalho do Ferro
Uso atual
Clube dos Empresários e respectivo restaurante
Descrição

O imóvel, designado de Palacete Valmor, foi projetado pelo arquiteto Miguel Ventura Terra e construído a partir de 1905, para a viúva do Visconde, D. Josefina Clarisse de Oliveira, por José Francisco Tojal.

Perfeitamente integrado na malha urbana, o edifício tem planta irregular e é constituído por cave e dois pisos formando três volumes, um central e dois laterais simétricos. Um corpo mais elevado, com um arco neo-românico e frontão quebrado no topo, define um eixo de simetria, com a fachada oblíqua em relação às duas vias anexas, nomeadamente a Avenida da República e a Avenida Visconde Valmor, com as quais faz gaveto.

Por sua vez, os corpos laterais, com janelas do tipo bow-windows, articulam a casa com o alinhamento das avenidas, existindo espaço para um pequeno jardim de acesso, na área central do imóvel.

O edifício encontra-se revestido a pedra lisa, com uma volumetria sóbria e equilibrada, onde se integra um sistema de vãos persianados, elegantes e alongados, e uma decoração composta pelos seguintes elementos: altos relevos em pedra, de influência parisiense; azulejaria Arte Nova, nomeadamente frisos de azulejos padrão policromados (amarelos, verdes e azuis), com motivos geométricos estilizados, que fazem sobressair as superfícies; frisos rusticados, que servem de lintéis e ornamentam as portas e janelas, dispostas assimetricamente; e ferro, muito utilizado nas sacadas, grades dos varandins e rendilhados dos telhados.

O palacete recebeu o Prémio Valmor de 1906, e nele encontra-se instalado o Clube dos Empresários, que a partir de 1983 o transformou no seu restaurante de luxo.

Prémios
Prémio Valmor de 1906
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitetónico http://www.patrimoniocultural.pt/
Morada
Gaveto da Av. da República, nº 38 a 38A com a Av. Visconde Valmor, nº 22, Nossa Senhora de Fátima
1050
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

FERNANDES, José Manuel [et al.], Arquitectura do princípio do século em Lisboa (1900-1925): levantamento e classificaçao da arquitectura do 1º quartel do séc. XX na cidade de Lisboa, Lisboa, C. M. Pelouro da Cultura, 1991.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

FRANÇA, José Augusto, A arte em Portugal no século XX (1911-1961), 2ª ed. rev., Lisboa, Bertrand, 1985.

EXPRESSO, Guia Expresso o melhor de Portugal: Casas, Arquitectura Popular, Solares, Moradias, nº14, Lisboa, Expresso, 1995.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

PERDIGÃO, Maria José Araújo Lima, O Arquitecto Miguel Ventura Terra, Tese de Mestrado / UNL.

SILVA, Maria Raquel Henriques, As Avenidas Novas de Lisboa, 1900-1930, Tese de Mestrado / UNL.

Data de atualização
09/07/2014
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,924