"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício da Câmara Municipal de Loulé / Paços do Concelho

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Valor patrimonial
Valor Arquitetónico
Uso atual
Instalações da Câmara Municipal de Loulé
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Loulé
Descrição

O edifício da Câmara Municipal de Loulé é uma construção da primeira metade do século XIX, erguida pelo capitão de Milícias José Rafael Pinto para sua residência. A implantação do mesmo implicou a destruição de parte do pano da muralha, que corria de nascente a poente. Inicialmente, o edifício confinava a sul com um troço da Travessa do Lagar Velho, a qual desembocava na Rua do Postigo (atual Rua 9 de Abril). Em 1842, estando o prédio em construção, requereu José Rafael Pinto à Câmara Municipal permissão para englobar no seu edifício, aumentando-o, esse troço da Travessa, comprometendo-se a abrir uma passagem, por meio de um túnel sob o seu prédio, em direção à Praça (atual Praça da República), mandando ainda rebocar, a suas expensas, uma Torre da Muralha, sobre a qual se tinha erguido uma cúpula para o relógio público. A Câmara deferiu o pedido, surgindo assim a Travessa do Relógio, hoje Rua do Município.

Por falecimento do capitão José Rafael Pinto, coube o prédio, em partilhas, a uma sua filha, casada com José Cândido de Andrade, residente em Lisboa, o qual resolveu vender a casa. A Câmara estava na altura alojada em parte do Convento do Espírito Santo; a Vereação da mesma, composta por António Vaz de Mascarenhas, Francisco de Paula Galvão, Joaquim Filipe D'Aragão Valladares, José de Sousa Faísca, Luíz de Albuquerque Rebelo e João Rodrigues Mealha, na Sessão de 2 de Abril de 1884, tomou em consideração não só a localização do prédio em causa, implantado na melhor artéria de Loulé, como a sua vastidão, que permitiria alojar além da Câmara, outras repartições e decidiu adquirir a casa, pelo preço de 4.800$00, pedido pelo proprietário, e teve de contrair um empréstimo para realizar este pagamento. Na mesma sessão decidiu ainda adquirir ou expropriar um armazém pertencente a José da Costa Mealha, situado no primeiro piso do edifício, do lado Poente.

O armazém de José da Costa Mealha não chegou a ser adquirido e ali se manteve, com o comércio de palma e esparto, continuado pela sua viúva e por Artur Gomes Pablos, sempre paredes meias com os serviços camarários. Em data incerta, o armazém foi arrendado pela Câmara Municipal que ali instalou a Tesouraria de Finanças e alojou, mais tarde, as praças da GNR. Por fim, conseguiu a Autarquia adquirir o espaço.
A Câmara Municipal passou a ocupar o prédio em 1885 e, a partir dessa data, foram também instalados no primeiro andar a Administração do Concelho e a Repartição de Finanças e, muito depois, a Repartição do Registo Civil. Do lado nascente, instalou-se uma esquadra da Polícia Cívica e, posteriormente, a GNR. Parte do piso com frente para a Praça foi alugada por 4.000 Reis mensais a Manoel Fernandes Guerreiro, para instalação de uma mercearia. Noutra parte dessa zona do prédio, funcionou durante largos anos a Agência da CGDCP.

O edifício conservou durante dezenas de anos a sua traça primitiva; apenas em 1942 foi remodelado, com alterações na fachada, dividindo-se o balcão em diversas janelas, sob o projeto do arquiteto Inácio Peres Fernandes.

Morada
Praça da República
8104-001 Loulé
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

MARTINS, Isilda Maria Renda, Loulé no século XX: Volume III – A Segunda República – da génese ao declínio – (de Maio de 1926 a Setembro de 1968). Loulé, Câmara Municipal, 2005, p. 192; 253.

OLIVEIRA, Ataíde, Monografia do Concelho de Loulé, 3.ed. Faro, Algarve em Foco, 1989, p. 40; 46.

MARTINS, Isilda Maria Renda, Loulé no século XX: Da decadência da Monarquia à implantação da República. Loulé; Lisboa, Câmara Municipal; Colibri, 2005, p.27-28.

BOTÃO, Maria de Fátima, A paisagem urbana de Loulé nos finais da Idade Média. Guimarães, Câmara Municipal, 2004, p. 145-165.
Data de atualização
14/08/2015
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,155