"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

"Diário de Notícias"- Edifício-Sede do Jornal

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
1/86, DR 2 de 03-01-1986 ZEP DR (I Série-B), n.º 228, de 01-10-1996, portaria n.º 529/96
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Pintura
Uso atual
Sede do Diário de Notícias
Proprietário/Instituições responsáveis
Diário de Notícias (Empresa Nacional de Publicidade)
Descrição

Edifício construído de raíz para albergar os serviços do jornal Diário de Notícias. Em 1936, a Empresa Nacional de Publicidade pediu autorização à Câmara Municipal de Lisboa para a construção deste edifício no seu terreno. Projectado em 1936 pelo Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, foi inaugurado em 1940, tendo sido Prémio Valmor nesse mesmo ano.

O edifício desenvolve-se em seis pisos com cave, e localiza-se no lado Este da Avenida da Liberdade, estando a sua fachada posterior voltada para a Rua Rodrigues Sampaio.
De planta rectangular complexa, foi concebido para albergar o "hall" do público, a entrada principal, a redacção e a administração do lado da Avenida da Liberdade, enquanto que as instalações de carácter individual estão situadas do lado da Rua Rodrigues Sampaio.
A fachada sobre a Avenida da Liberdade, na sua maior parte revestida a pedra aparelhada, caracteriza-se pela sobriedade da composição e divide-se entre uma torre facetada e rasgada por janelas, coroada por um elemento luminoso em forma de prisma hexagonal (farol), que contém a entrada principal, e um corpo marcado pelo rasgamento das montras do "hall" do público, que formam o embasamento dos andares. Os pisos apresentam janelas enquadradas por finas colunas duplas, rematadas por uma cornija saliente e encimadas por um letreiro luminoso. O edifício termina num terraço coberto.
A fachada Norte do edifício apresenta uma decoração com motivos alusivos ao Diário de Notícias e à Imprensa.
A fachada posterior, que dá para a Rua Rodrigues Sampaio, caracteriza-se pela sua sobriedade e simetria, integrando-se discretamente no conjunto do plano da rua. Esta fachada, rasgada no 1º piso por várias portas e nos seguintes por janelas simples, apresenta o alçado central mais elevado que os laterais, estando encimados respectivamente por uma espécie de cornija e por uma grade.

O interior do edifício apresenta a habitual organização racional dos espaços, característica da obra de Pardal Monteiro, existindo dois pátios de arejamento a meia distância entre a Avenida da Liberdade e a Rua Rodrigues Sampaio, o "hall" do público, uma sala de grandes dimensões com pinturas murais de Almada Negreiros, das quais se destaca a que relata as 24 horas da feitura do jornal, realizada numa viga sobre a montra.
O edifício traduz a procura de equilíbrio entre os vectores estético, funcional e construtivo por parte de um arquitecto, símbolo do Modernismo Português.

Estado de Conservação
Prémios
Prémio Valmor de 1940
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Avenida da Liberdade, nº 266-266A, Coração de Jesus
1250-149
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

FRANÇA, José Augusto, A arte em Portugal no século XX (1911-1961), 2ª ed. rev. - Venda Nova: Bertrand, imp. 1985.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
03/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,793,297