Património Material
Edifício da Estação de Caminhos de Ferro do Rossio
Estação Central, ferroviária, de grandes dimensões, para onde afluíam todas as vias férreas nacionais e internacionais, a Estação do Rossio foi construída a partir de finais do século XIX de acordo com o projeto de José Luís Monteiro.
Apresenta-se segundo um modelo revivalista neomanuelino e de arquitetura de ferro.
Segue os cânones das grandes estações europeias, especialmente o modelo da Estação de Saint-Lazare, em Paris, possuindo o interior simples e as fachadas com decoração neomanuelina.
Este edifício veio fechar o “boulevard” português, fazendo par com o Hotel Avenida Palace, com o qual tinha ligação física, facilitando o acesso aos turistas que visitavam o país. Apesar das sucessivas remodelações que sofreu, a estação não perdeu a sua estrutura inicial. Projetada pelo arquiteto Cottinelli Telmo, a Estação Sul e Sueste foi construída entre 1929 e 1931, estabelecendo ligação fluvial à estação ferroviária do Barreiro. É constituída por um único pavimento, em três corpos. Poderá observar-se no hall, painéis de azulejos policromados, representando os brasões de Évora, Setúbal, Beja, Estremoz, Portalegre, Faro, Lagos, Tavira, Silves e Portimão. Nas duas salas de espera existem silhares de azulejos policromados (visita exterior).