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Património Material

Edifício da Estação de Caminhos de Ferro do Rossio

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Foto: Osvaldo Gago [Wikimedia Commons]
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
516/71, DG 274, 22-11-1971, ZEP DR (I Série-B), n.º 228, de 01-10-1996, portaria n.º 529/96
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Uso atual
Estação de Caminhos de Ferro do Rossio
Descrição


Estação Central, ferroviária, de grandes dimensões, para onde afluíam todas as vias férreas nacionais e internacionais, a Estação do Rossio foi construída a partir de finais do século XIX de acordo com o projeto de José Luís Monteiro.
Apresenta-se segundo um modelo revivalista neomanuelino e de arquitetura de ferro.
Segue os cânones das grandes estações europeias, especialmente o modelo da Estação de Saint-Lazare, em Paris, possuindo o interior simples e as fachadas com decoração neomanuelina.
Este edifício veio fechar o “boulevard” português, fazendo par com o Hotel Avenida Palace, com o qual tinha ligação física, facilitando o acesso aos turistas que visitavam o país. Apesar das sucessivas remodelações que sofreu, a estação não perdeu a sua estrutura inicial. Projetada pelo arquiteto Cottinelli Telmo, a Estação Sul e Sueste foi construída entre 1929 e 1931, estabelecendo ligação fluvial à estação ferroviária do Barreiro. É constituída por um único pavimento, em três corpos. Poderá observar-se no hall, painéis de azulejos policromados, representando os brasões de Évora, Setúbal, Beja, Estremoz, Portalegre, Faro, Lagos, Tavira, Silves e Portimão. Nas duas salas de espera existem silhares de azulejos policromados (visita exterior).

Morada
Largo D. João da Câmara, Santa Justa
1200
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
26/01/2017
Agenda
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Visitas
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