"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Convento de Santa Clara de Évora

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 8217 de 29-06-1922.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Renascença, Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Pintura, Talha
Uso atual
local de culto e núcleo museológico
Proprietário/Instituições responsáveis
IPPAR e Câmara Municipal de Évora
Descrição

Convento fundado em 1452 pelo bispo de Évora, D. Vasco Perdigão, no antigo Paço dos Falcões, na rua de Alconchel. Pertencente à Ordem Franciscana, o seu templo primitivo foi aumentado e consagrado em 1464, pelo prelado sucessor D. Álvaro da Costa, célebre cardeal de Alpedrinha.

Da sua traça original, gótica, desaparecida no séc. XVI, conserva o claustro, em estilo renascença, composto por dois pisos. Os arcos duplos, de volta inteira, assentam em colunas de ordem toscana, suportadas por abóbadas de cruzaria armoriada; na arcada superior as colunas são em mármore e na inferior em granito. Por cima corre um friso de tijolo, o qual forma losangos de belo efeito. No centro do pátio encontra-se uma fonte em mármore.

A igreja actual, construída no espírito reformista tridentino pelo mestre de pedraria Manuel Filipe, no final do séc. XVI, e com evidentes características regionais, apresenta uma fachada austera, com aplicações de tijolo, realçada por dois portais elevados protegidos por maciços contrafortes de pedra, austeridade atenuada por torres-mirantes de típicas grelhas de ladrilho, com influências mouriscas. A torre sineira apresenta arcos recortados. O uso do tijolo em frisos e torres, por todo o edifício, cria raros efeitos decorativos.

O interior é de nave única, com planta rectangular e cobertura em meio canhão, conservando notáveis vestígios de pintura a fresco, barroca de temática mariana e da ordem franciscana. As paredes encontram-se revestidas por silhares de azulejos polícromos seiscentistas, em diversos padrões (tipos padrão, tapete e maçaroca) e, na cornija, corre uma interessante composição hagiográfica, igualmente mural, do séc. XVII, anteriormente obstruída por uma série de telas do período de D. João V com temática semelhante.

A cabeceira, de três andares, foi adornada a expensas dos padroeiros D. Garcia de Castro, governador de Mazagão e D. Isabel de Meneses (1598), sendo os colaterais constituídos por pórticos maneiristas, em mármore, e o altar-mor, mais tardio, enobrecido por retábulo de talha dourada, em estilo barroco. Nele subsistem, como raridade sumptuária, assim como nos restantes altares, frontais de damasco branco bordados a ouro e com aplicações de bronze dourado, de relevo e motivos bíblicos.

No coro encontram-se algumas pinturas, com molduras valiosas, representando cenas da vida de Santa Clara e de S. Francisco de Assis. São, igualmente, de destacar alguns frontais de altar, de tecelagem cravejada de placas historiadas, em bronze dourado. Na sacristia estão duas tábuas quinhentistas: "O Nascimento" e a "Pregação de S. João Baptista".

Programas e Projetos
Espaço museológico.
Modo de funcionamento

Enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício do Museu de Évora, a Igreja de Santa Clara, é o núcleo temporário de exposições. 
9:30 – 12:30 // 14:00 – 17:30
Encerra à Segunda e terça-feira de manhã

http://museudevora.imc-ip.pt/
tel. 266 702 604

Morada
Rua Serpa Pinto, Santo Antão
7000-753
ÉVORA
Telefone
266 708 095
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

ALVES, Afonso Manuel, Évora a Cal e a Pedra, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1990.

ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
06/05/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,530