"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Colégio dos Meninos Orfãos

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
1/86, DR 2 de 03-01-1986
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor de Memória
Descrição

Situado na rua da Mouraria, o Colégio dos Meninos Órfãos foi fundado pela Rainha D. Brites no ano de 1273, sob a invocação de Nossa Senhora de Monserrate. A história do edifício é mal conhecida, a edificação que se vê é apenas uma pequena parte do antigo colégio; as sucessivas restaurações, sobretudo as efectuadas no séc. XX, imprimiram grandes transformações internas. No ano de 1549, a Rainha D. Catarina reformou o primitivo colégio. No séc. XVII o edifício recebe a designação de Colégio de Jesus, devido à existência de uma Confraria do Menino Jesus. Em 1859 passa a chamar-se Ermida da Senhora da Guia, o que acontece ainda em 1885. Modernamente é-lhe conferido o nome de Edifício Amparo.
Em 1754 o mau estado de conservação do colégio leva D. José a ordenar a sua reedificação, mas no ano seguinte o Terramoto pôs fim à empreitada, o que conduziu a novas obras de restauração. No início do séc. XIX (1814) com a ligação dos Meninos Órfãos à Casa Pia da Correcção passa a funcionar no local o Recolhimento do Paraíso. Em 1834 instala-se no edifício a Sociedade Farmacêutica. Após 1910 instalam-se diversas associações, instituições, serviços públicos e uma esquadra de polícia.

O edifício de planta irregular tem quatro pisos; o corpo de cantaria branca divide-se em dois - o da fachada e o posterior (sendo este último perceptível só do interior). No andar térreo, quatro pilastras toscanas suportam uma cornija sobre a qual se eleva uma platibanda cega, composta por gradeamento de ferro. Neste andar encontram-se lateralmente duas portas de pequenas dimensões, e ao centro uma porta manuelina, ladeada por duas colunas que suportam um arco contracurvado e angulado com alcachofras nos vértices. A porta manuelina é sobrepujada por uma porta e uma janela baixa que se inscrevem num pórtico com arco abatido, no qual se insere uma estrela; este elemento decorativo repete-se nas grades forjadas das varandas do segundo e terceiro andar. Ao lado das portas encontram-se quatro colunelos. Através da porta da esquerda acede-se a um pátio para onde dá um pórtico rococó, que ostenta as armas de D. José I e através do qual se tem acesso a uma portaria decorada em azulejaria azul e branca. Os painéis, do séc. XVIII, representando temas bíblicos do Velho e Novo Testamento revestem toda a escadaria e são circundados por molduras rococó recortadas. No conjunto de azulejaria há a salientar um painel que representa a realidade vivida por os meninos órfãos de Lisboa recolhidos pela instituição - a de mendigarem pelas ruas da cidade. O painel que se encontra ao nível do terceiro patim, num pátio interior, sobre o espaldar de uma antiga fonte, tem uma moldura policroma e nele desenha-se o Menino Jesus, com uma túnica, cercado por dez meninos que carregam cântaros.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua da Mouraria, nº 64, Socorro
1100-364
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V - Primeiro Tomo, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1973.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
19/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,133