"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Celeiro Comum

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderno, Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamentos Agrícolas
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco, Rococó
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Uso atual
O celeiro está cedido à Assembleia Distrital de Évora, a qual aí instalou o Gabinete de Artesanato,
Descrição
O Real Celeiro Comum de Nossa Senhora da Piedade foi instituído por D. Sebastião, tendo estado instalado nos torreões do Castelo Novo, após obras de adaptação orientadas pelos oficiais de pedraria Mateus Neto e Brás Godinho (1576).
Entre 1777-78 foi transferido pela Coroa, de acordo com o Senado Eborense, para o actual edifício, edificado expressamente para o efeito.
Notável obra de arquitectura civil barroca, erguida pelo arquitecto João Baptista, conserva a sua estrutura original e apresenta na fachada um grandioso portal de granito, em estilo rococó, com brasão régio e lápides comemorativas, de 1777, pilastras almofadadas, empena recurva, com fogaréus, além de janelas de sacada, com ferragem batida e elegante desenho pombalino.
Notável pelas suas proporções é o Depósito de Pão, uma imponente sala de planta rectangular, com três naves distribuídas por cinco tramos apoiados em abóbadas de aresta, à mesma altura, suportadas por grossos pilares de granito cruciformes.
Neste edifício funcionou, em meados do séc. XIX, o Quartel General da Divisão Militar Sul e actualmente encontra-se cedido à Assembleia Distrital de Évora.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de - orientação e coordenação, Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

ESPANCA, Túlio, Évora, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1980.

Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,058,097