Património Material
Castelo do Crato
Distrito:
Portalegre
Concelho:
Crato
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 28/82 de 26-2
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Militar - Castelo
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição
O Castelo do Crato, de origem medieval, foi alvo de alterações no séc. XVII, na sequência do plano de modernização das praças portuguesas, aquando das Guerras da Restauração. A tomada desta praça, por D. João de Áustria, ao serviço de Espanha, em 1662, teve como consequências uma significativa destruição das estruturas edificadas. O castelo evidencia elementos barrocos nos dois baluartes triangulares, porta levadiça e casernas.
Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
Entre as décadas de 40 e 60 do séc. XVII, o castelo foi sujeito a obras de modernização: virados a Sul e Sudoeste, edificaram-se dois baluartes triangulares e uma porta com ponte levadiça. No interior, foram construidas casernas afim de permitir o alojamento da guarnição. Outras alterações situaram-se no topo do morro do castelo: restauro da muralha, criação de paióis e casa do governador e, ainda, edificação de uma arcada monumental virada para a praça de armas.
Morada
Largo do Castelo (antigo Monte do Ervedal)
7430 CRATO
Crato e Mártires
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
26/01/2009