Património Material
Castelo de S. Filipe
Este templo foi mandado edificar por Filipe II, tendo-se iniciado a contrução em 1590, segundo desenho de Filipe Terzi. Ficou concluído em 1600, sob a direcção de Leonardo Torreano (Terzi falecera em 1598).
Tem uma planta em estrela irregular de seis pontas, com largo fosso; tinha por função proteger o porto. Constitui uma belíssima e imponente fortaleza militar abaluartada, em que na parte central do átrio interior, rodeado de diversas guaritas de vigia, se localizavam as casa do governador e do corpo da guarda, hoje transformadas em pousada.
Inclui uma capela barroca, revestida desde a parede à abóbada em canhão por azulejos azuis e brancos, de 1736, da autoria de Policarpo Oliveira Bernardes; estão decorados com cenas da vida de S. Filipe. No centro do tecto pode ver-se a coroa do rei D. João V.
ABREU, Maurício, VICTOR, Isabel e GONÇALVES, LUÍS J., Castelos e Fortalezas da Costa Azul, Setúbal, Região de Turismo da Costa Azul, 1993.
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.
ESTUDANTE, Deolinda Maria, MÃNTUA, Sofia e FRANCO, Anísio, Pousadas de Portugal, [s.l.], Casa & Decoração e ENATUR-E.P., [s.d.].
DUARTE, Ana e ABREU, Maurício, Igrejas e Capelas da Costa Azul, Setúbal, Região de Turismo da Costa Azul, 1993.
GIL, Júlio e CABRITA, Augusto, The Finest Castles in Portugal, Lisboa/S. Paulo, Editorial Verbo, 2ª edição, 1989.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.