"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo de Castro Marim

Distrito: Faro
Concelho: Castro Marim

Vista sobre o Castelo de Castro Marim
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 236 de 6-10-1956.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Romano, Medieval
Tipologia original
Arquitectura Militar - Castelo
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição

O Castelo de Castro Marim foi construído num local onde se verificaram ocupações da Idade do Ferro e da época Romana, sendo provável que os muçulmanos tenham fortificado ou modernizado as defesas do antigo castro, que perderam após conquista em 1242 por D. Paio Peres Correia.

O castelo é essencialmente uma fortificação do séc. XIII, a partir da qual se iniciou a reconquista do Algarve aos Mouros. As muralhas, de cor avermelhada e planta semicircular, com uma porta voltada para Oeste e um postigo para Sudoeste, incluem no seu recinto o Castelo Velho, de planta quandragular, com duas entradas e quatro torreões, que terá sido uma construção muçulmana.

Foi a primeira sede da Ordem de Cristo, de 1319, data da sua criação por D. Dinis, a 1334, altura em que transitou para Tomar. Sofreu obras de restauro e ampliação no reinado de D. João IV, época em que, conjuntamente com a Fortaleza de S. Sebastião, se tornou na mais importante praça-forte do Algarve. Sofreu os efeitos do sismo de 1755 que praticamente arrasou a vila.

No interior das muralhas subsistem as ruínas da igreja de Sant'Iago, antiga matriz e do Palácio dos condes de Soure, alcaides da vila. Numa das dependências do castelo está instalado um pequeno museu, com o espólio encontrado.

Intervenções e Restauros

Sofreu obras de ampliação e restauro iniciadas na época de D. Afonso III e terminadas por D. Dinis. Parece ter recebido reparações na época de D. Manuel, em resposta a queixas dos habitantes de Castro Marim contra a falta de cuidado que os cavaleiros prestavam às instalações militares, como o testemunha o Livro das Fortalezas de Duarte de Armas cujos desenhos apresentam um castelo já em excelente estado de conservação. Depois de 1640, D. João IV mandou-o reparar e aumentar, tendo a sua capacidade defensiva sido completada com a construção do Forte de S. Sebastião, no cabeço fronteiro ao castelo.

Modo de funcionamento
Horário:
Maio a Setembro: 10 horas às 19 horas
Outubro a Abril: 10 horas às 17 horas 
Entrada Livre.
Telefone
+351 281 510 746
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.
Data de atualização
06/03/2013
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,178