"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo de Carrazeda de Ansiães

Distrito: Bragança
Concelho: Carrazeda de Ansiães

Castelo
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Tipologia original
Arquitectura Militar - Castelo
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura
Descrição

Do castelo subsistem algumas ruínas, sendo de salientar diversos cubelos e uma dupla muralha, a interior toda de granito lavrado e recinto oval, com o comprimento de 279,4 m, a largura de 2,64 m e a sua altura varia atingindo, por vezes, os 6,60 m. Esta muralha tem uma porta Sul, de arco, ladeada por duas imponentes torres, estando a do flanco esquerdo arruinada. Para Nascente desta entrada, a curta distância, situa-se uma torre e, mais adiante, outra - a Torre dos Lameiros - que se encontra totalmente destruída.

Próximo está o Postigo da Traição por onde, segundo a tradição, fugiram os mouros aquando da conquista do castelo pelas forças cristãs, sendo aqueles perseguidos e mortos num vale junto a uma ribeira entre Seixo de Ansiães e Vilarinho da Castanheira.

O vale ficou a ser conhecido por Vale de Osseira porque, durante bastante tempo, encontravam-se à vista as ossadas dos que ali pereceram. A Poente daquele postigo está a Torre de Menagem e, logo a seguir, uma grande torre, bem conservada, donde se vislumbra um belo panorama. Existe próximo uma cisterna bastante funda, que tinha cobertura em abóbada de pedra, e uma porta do lado Sul, com arco de 17,6 m de alto. Podem ver-se os vestígios de um passeio em pedra, com assentos em redor e restos de divisões de instalações e casas de habitação. Na muralha exterior localiza-se a Porta da Fonte Vedra, assim designada por permitir o acesso a uma fonte com o mesmo nome. A Nascente fica a Porta da Vila ou Porta Principal. Ainda naquele sentido encontrava-se outra grande torre. No lado Norte, a Porta de S. Francisco era servida por uma estrada romana que ligava a Selores, tendo esta sido destruída e substituída por outra de asfalto. Mais para Norte, a muralha exterior liga à interior visto que, daí para a frente, o reduto defensivo era protegido pela aspereza da própria natureza. Intra-muros e próximo da Porta de S. Salvador, encontram-se as ruínas de um templo românico com o mesmo nome.

Estado de Conservação
Morada
Lugar do Castelo de Ansiães, Selores
5140
CARRAZEDA DE ANSIÃES
Bibliografia
... de Ansiães a Carrazeda de Ansiães, [Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães], Bragança, [d.l. 1991].

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
18/12/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,790,869