"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo de Belmonte

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Belmonte

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 14425 de 15-10-1927; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 179 de 3-9-1966
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Valor patrimonial
Valor Histórico
Estilo(s)
Manuelino
Descrição

A construção da fortaleza foi efetuada no reinado de D. Afonso III, com autorização dada (em Guimarães a 3 de abril de 1266) pelo monarca ao Bispo D. Egas Fafes para construir uma torre. O castelo situado na parte mais alta do monte, ocupa aproximadamente 2265 metros quadrados.
Foi reedificado por D. Dinis e enquadrava-se no auxílio da defesa da fronteira; destaque para essa função durante a crise que se instalou no território após a morte de D. Fernando, aqui se combateu pela coroa contra os castelhanos.

Também durante a restauração, o castelo cumpriu o dever. No castelo, de granito, salientam-se a Torre de Menagem ameada (podem ser vistos, ainda, vestígios da construção medieval) e a magnífica janela manuelina, geminada, atribuída a João Fernandes Cabral, enquadrada no pano poente das muralhas.

Uma porta de arco redondo, que faz parte das ruínas do Solar de Fernão Cabral, pai de Pedro Álvares Cabral, é encimada por esfera armilar e pela pedra de armas cabralinas. O monumento, com efeito, fora doado por D. Afonso V, em 20 de setembro de 1446, a esta família. No interior, junto à entrada principal observam-se grandes arcos que suportam maciço lageado que serviu de piso à residência senhorial. Do lado direito da entrada principal, existe uma construção, dos séc. XVIII-XIX, que foi alvo de obras em 1939.

Atualmente, o edifício tem funções turísticas e culturais, tendo sido construído um anfiteatro ao ar livre e a Torre de Menagem e Sala Oitocentista adaptadas a espaços museológicos dedicados à história do Concelho e do Castelo.


 
Morada
Largo do Castelo
Belmonte
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia


ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

PÚBLICO, «Castelo medieval de Belmonte revitalizado pela autarquia», Lisboa, 20-9-1993.

TAVARES, Joaquim Cardoso e MARQUES, Manuel, Subsídios para uma monografia da Vila de Belmonte, Câmara Municipal de Belmonte, 3ª edição, [s.d.].

Data de atualização
04/07/2018
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,762