"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo de Algoso

Distrito: Bragança
Concelho: Vimioso

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 40361 de 20-10-1955
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
XII, XIII
Tipologia original
Arquitectura Militar - Castelo
Áreas Artísticas
Arquitectura
Descrição

Este castelo encontra-se situado num promontório (Monte da Penenciada), debruçado sobre o rio Angueira, a uma altitude de cerca de 600 metros. É considerada uma das ruínas mais impressionantes e pitorescas da província de Trás-os-Montes.

Funcionou como centro de defesa, apoiado pelo castelo de Outeiro e pelos desaparecidos roqueiros de Milhão e de Santulhão.

O castelo foi mandado edificar pelo guerreiro Mendo Rofino, no reinado de D. Afonso Henriques, tendo sido oferecido a D. Sancho I, o qual, como recompensa, ofereceu a Mendo Rofino o senhorio de Vimioso. O monumento fez parte dos bens da Ordem do Hospital e serviu de aposento ao delegado do rei, o qual recolhia os direitos reais das Terras de Miranda e Penas Róias. Esta construção militar foi mandada reedificar por D. Dinis, em 1298. A vila de Algoso foi saqueada e queimada pelos espanhóis durante a Guerra dos 7 Anos. No entanto, a forte resistência da guarnição do castelo, não permitiu que aqueles o ocupassem.

Subsiste do castelo a Torre de Menagem, diversos torreões e um reduzido átrio.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
Conheça Vimioso (desdobrável), Câmara Municipal de Vimioso, Bragança, [s.d.].

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
28/12/2010
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,414,232