"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Convento dos Capuchos

Distrito: Setúbal
Concelho: Almada

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura,Talha
Uso atual
Monumento dos Capuchos funciona como sala de visitas do concelho de Almada e aí a Câmara Municipal promove diversos espectáculos de índole cultural.
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Almada
Descrição

Este convento, de meados do séc. XVI, localizado no cimo da arriba fóssil e dominando a Costa da Caparica, foi mandado edificar pelo 4º Senhor da Casa e Morgado da Caparica, D. Lourenço Pires de Távora. O convento de invocação de Nossa Senhora da Piedade, foi integrado na Ordem dos Franciscanos Arrábidos, ostenta na fachada os símbolos daquela Ordem e ainda o escudo dos Távoras.

O esquema de desenvolvimento arquitectónico devia ser o normal inerente à vida monástica, com sala capitular, celas, refeitório, cozinha, celeiro, adega e oficinas, tendo possivelmente dois pisos, rodeando um pequeno claustro que ainda existe.

O convento inicialmente de linhas simples, foi ampliado no séc. XVII, e reconstruído quase totalmente em meados século XX. A fachada integra um triplo pórtico com colunas simples, duas janelas laterais e um nicho ao centro. Apresenta uma galilé que era revestida de azulejos (foram destruídos, pilhados ou vendidos em 1834). Os dois painéis de azulejos que cobrem a actual parede do fundo da galilé, cópias de 1952, mostram motivos iconográficos da vida de Santo António, foram oferecidos pelo coronel Luciano Alves. No interior, as imagens e o altar-mor datam da reconstrução, assim como a respectiva talha dourada, oferta do Doutor João Couto (à data director do Museu Nacional de Arte Antiga).

Intervenções e Restauros

Em 1630 foi realizada neste edifício religioso uma ampliação que provalvelmente envolveu a fachada, que passou a ter duas janelas laterais e um nicho ao centro. Foi edificada a galilé de acesso à igreja, revestida de azulejos, o coro e o púlpito da igreja.
Em 1950, a Câmara Municipal de Almada adquiriu o edifício religioso, estando o mesmo nessa data no estado de ruína (começou essa degradação após a extinção das ordens religiosas).
Em 1952, iniciaram-se as obras de reconstrução, que apagaram praticamente todos os vestígios do antigo convento. O coro, o púlpito e os claustros foram refeitos, sendo a igreja e interiores do convento decorados com azulejos (cópias dos séc. XVII e XVIII).
As construções nos jardins, imagens de santos, e outras obras, devem-se a dádivas resultantes de monumentos demolidos nos concelhos de Almada e de Lisboa.

Modo de funcionamento
Quarta a Domingo, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00
Morada
Rç Lourenço Pires de Távora, 42, Monte de Caparica
2825
COSTA DE CAPARICA
Telefone
21 291 93 42
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CRUZ, J. L. da, O Convento dos Capuchos da Costa da Caparica.
Data de atualização
11/05/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,517