"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de Nossa Senhora do Livramento, compreendendo todo o recheio

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico,
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Pintura, Talha
Uso atual
No rés-do-chão funciona o Posto de Turismo da Região.
Descrição

O primeiro documento que a ela se refere data de 1340. Pertenceu à Confraria dos Navegantes e Pescadores da Vila de Setúbal, que tinha como orago o santo dominicano S. Pedro Gonçalves, também conhecido por Corpo Santo ou Santelmo (protector dos pescadores e navegantes). Em 1444, receberia privilégios e isenções, por parte do Infante D. Pedro, bem como da parte de diversos reis, entre os séculos XV a XVIII. No séc. XIX foi sede de duas associações marítimas ("Monte-Pio da Corporação Marítima da Casa do Corpo Santo" - dos pescadores de anzol, e "Sociedade Setubalense de Pescaria Franciscana").

O conjunto actual data dos inícios de setecentos (de acordo com data que se pode ler no portal - 1714), formando um dos mais notáveis núcleos do barroco setubalense. A Casa tem espaçoso átrio ou antecâmara, decorado com um silhar de azulejos azuis e brancos do primeiro quartel do séc. XVIII, que se prolonga pela escadaria de acesso ao andar nobre, com representações de urnas e cariátides; subindo as escadas entra-se num amplo vestíbulo ornado com azulejos historiados, da centúria de setecentos, assinados com as iniciais P.M.P., com decoração de urnas floridas, caçadas, cenas do campo; o tecto de "caixotões" mostra decoração de tradição seiscentista, com motivos vegetalistas estilizados e de "grotescos". Daquela divisão tem-se acesso à Capela que se encontra revestida de excelente talha dourada de "estilo nacional", e à Sala do Despacho ou Salão Nobre, também coberta de azulejaria com o monograma P.M.P., de realçar, ainda nesta ala a pintura do tecto, com algum sabor barroco, alusiva ao orago da Casa. Tanto a Capela, como a Sala do Despacho, possuiem no pavimento, alternando com a tijoleira, azulejos de figura avulsa. A classificação abrange todo o edifício e o muro. (O seu processo de classificação encontra-se em reapreciação)

Morada
Avenida 22 de Dezembro, São Julião
2900
SETÚBAL
Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

DUARTE, Ana e ABREU, Maurício, Igrejas e Capelas da Costa Azul, Setúbal, Região de Turismo da Costa Azul, 1993.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

ROTEIRO CULTURAL DA CIDADE DE SETÚBAL - SETÚBAL CULTURAL, Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal, 1994.

SETÚBAL (Folheto), Região de Turismo da Costa Azul, [s.d.].

Data de atualização
11/11/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,425