Património Material
Casa manuelina dos Costa Barros
Esta casa situa-se na antiga cidade medieval, numa das mais antigas ruas de Viana. É o resultado do período próspero em que se criaram fortunas avultadas com o comércio marítimo do Porto de Viana que deu origem a um poderoso grupo de mercadores responsável pela cosntrução de muitas das casas nobres da cidade. Assim, no início do século XVI foram acrescentados motivos decorativos em muitas das casas do centro periférico à Sé de Viana da Foz do Lima.
A original Casa Costa Barros terá sido edificada no século XV e possivelmente recosntruída no início do século XVI. O autor do projecto é desconhecido, mas a obra é um dos melhores exemplos da arquitectura civil urbana do início do Século XVI.
A fachada é assimétrica e aberta em 4 portas e 4 janelas. Tem singulares elementos na fachada como a terceira janela do andar nobre que apresenta um modelo executado no primeiros anos do Renascimento, em perfeita sintonia com a estrutura manuelina e os motivos decorativos de grotesco com figuras de sereias, enrolamentos vegetais e florões.
No plano inferior encontramos uma porta com arco contracurvado e três portas de moldura rectangular ladeadas por colunelos de capitéis decorados com motivos vegetalistas.
Tem a pedra de armas de José Mâncio da Costa Barros, militar e cavaleiro da Ordem de Cristo, que adquiriu a casa em 1765.
Para mais informações por favor contacte Região de Turismo do Alto Minho.
Castelo de Santiago da Barra
4900-360 Viana do Castelo
Tel: 258 820 270/1/2/3
E-mail: info@rtam.pt