"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Casa do Doutor Domingos Barbosa

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Habitação Unifamiliar
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Uso atual
Museu Guerra Junqueiro
Descrição

Casa setecentista mandada edificar por ordem do cónego Domingos Barbosa. Terá sido desenhada por Nicolau Nasoni, que nesta obra, pela primeira vez, abandona o horizontalismo, impondo à fachada maior altura, reforçada pela estreiteza das janelas e pela presença das duas torres angulares com planta quadrangular. Estas torres, largas e baixas, assemelham-se às casas quinhentistas portuguesas, e possuem cunhais chanfrados onde se inserem janelas sobre pequenos terraços triangulares.

A casa possui planta rectangular de três frentes, sendo a cobertura de quatro águas, com excepção das torres onde se podem observar telhados de oito águas. A fachada Sul, é mais elaborada que as restantes, o que lhe atribui o carácter de alçado principal e está virada para o jardim de buxo; as torres que rematam os cunhais, imprimem a esta frontaria uma grande simetria. A porta principal apresenta como remate um frontão triângular, sobre o qual se apoia uma janela ligada à varanda do último piso. Neste andar as janelas são de sacada, encimadas por frontões triangulares ou de segmentos.

No interior destaca-se a magnífica escadaria central de três lanços. No segundo patamar da escadaria onde se inserem três arcos vê-se o majestoso janelão pertencente ao último piso. Nos últimos lanços da escada existem imponentes consolas trabalhadas.

Em 1940, D. Maria Isabel Guerra Junqueiro, doou à Câmara Municipal do Porto, a casa e as colecções do pai, para que ali fosse criado um museu.

Intervenções e Restauros
Em 1991/92: projecto do arqº Alcino Soutinho, para remodelação e ampliação da Casa - Museu Guerra Junqueiro.
1996: continuação da adaptação a Museu, e realização de escavações arqueológicas.

Modo de funcionamento
Terça a sábado 10.00-12.30/ 14.00-17.30 Domingo 14.00-17.30 Encerra segundas e feriados
Morada
Rua de D. Hugo, nº 30 - 32
4050-305
PORTO
Telefone
222 053 644
Fax
222 086 029
Web site
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

REAL, Manuel Luis (coord.), Porto a Património Mundial, Câmara Municipal do Porto, 1993.

Data de atualização
09/02/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,463,718