Património Material
Casa da Rua da Alfândega Velha ou Casa do Infante
O edifício original, mandado construir pelo rei D. Afonso IV para sede do "Armazém Velho da Alfândega Regia", em ligação com a Casa da Moeda, foi ampliado no século XV e XVIII e alterado no final do século XIX. O primitivo armazém tinha planta rectangular e coincidia com o actual pátio onde estão em curso investigações de carácter arqueológico que vêm revelando a estrutura antiga e o espólio medieval.
Segundo a tradição, aqui nasceu o Infante D. Henrique e, por isso, no final do século XIX (a 4 de Março de 1894), a Comissão Henriquina, que juntamente com a Câmara promovia as comemorações do Infante, mandou colocar uma lápide na fachada de modo a fixar por escrito estas memórias.
A fachada que se abre para a rua da Alfândega é o resultado de sucessivas intervenções e restauros e apresenta um andar térreo com grandes aberturas e três pisos superiores, onde se rasgam de forma simples e geométrica as janelas rectangulares. O edifício abriga o Arquivo Histório do Porto e além de sítio arqueológico é também um espaço de investigação e de divulgação do património da cidade.
De interesse, ainda, o portal de entrada da Rua do Infante Dom Henrique e o escudo de armas de Dom João I, ambos existentes na fachada de uma escada que tem naquela rua os números 47 a 53.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.