"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Casa Roque Gameiro

Distrito: Lisboa
Concelho: Amadora

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Habitação Unifamiliar
Estilo(s)
Revivalismo
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Arquitectura Popular, Azulejaria
Uso atual
Antigo espaço habitacional adaptado a casa-museu.
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal da Amadora
Descrição

Projectada em 1898 pelo próprio pintor, sofreu ampliações do lado Norte dois anos depois, segundo traçado do arquitecto Raul Lino.
Em termos artísticos, a casa reflecte a predilecção por um conjunto diverso de elementos decorativos, alguns retirados da arquitectura popular de diferentes regiões do país, outros de inspiração naturalista, outros, ainda, ao gosto revivalista do final do século passado.
A azulejaria é o elemento decorativo por excelência, com destaque para um padrão de inspiração naturalista da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro.
A musealização da casa traduz-se no desenvolvimento de actividades de extensão cultural essenciais à animação da mesma com particular desataque para as técnicas de expressão artística desenvolvidas por Mestre Roque Gameiro (aguarela e gravura, litografia, desenho e caricatura).

Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
A intervenção, da responsabilidade técnica dos serviços da Câmara Municipal da Amadora, pautou-se pelo respeito e fidelidade à traça original da casa. A primeira fase das obras decorreu entre 1989 e 1991 e, teve em vista, a consolidação e renovação das estruturas da casa, com substituição de algumas paredes-mestras em alvenaria por pilares de betão, o que permitiu abrir amplas salas para exposições.
A segunda fase de trabalho, em curso no ano de 1993, visou a execução de um conjunto de madeiramentos, recuperação de azulejaria e acabamentos no interior do edifício.
Programas e Projetos
Projecto de musealização. A Casa Roque Gameiro estará proximamente aberta ao público, como núcleo museográfico, com áreas de exposição permanente e de exposição temporária, bem como uma Biblioteca especializada em História de Arte, incidindo sobre as áreas e períodos tratados e relacionados por Alfredo Roque Gameiro.
Morada
Rua 1º de Dezembro, nº 54
2700
AMADORA
Fonte de informação
Câmara Municipal da Amadora
Bibliografia
«Casas de Estilização Portuguesa», in A Amadora14-4-1912.

Desdobrável sobre o Historial e Projecto de Recuperação da Casa Roque Gameiro, Amadora, Câmara Municipal da Amadora / Centro de Documentação do Museu.

«Em casa de Roque Gameiro», in Ilustração Portuguesa, nº 172, 7-6-1909.

Guia de Portugal, Lisboa, vol. 1, 1924.

Data de atualização
12/11/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,543,613