"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de São Sebastião

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 47508 de 24-1-1967
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Manuelino
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria
Descrição

Trata-se de uma pequena capela, com torre sineira junto à cabeceira, que mostra na fachada principal um portal com moldura manuelina de ornatos vegetalistas. O interior é integralmente revestido por azulejos do séc. XVII (1628), do tipo "tapete", onde é simulada a existência de dois altares colaterais, onde estão representadas as figuras de S. Pedro e S. Paulo; por cima destes encontram-se painéis figurativos (S. Francisco e Santo António). De destacar ainda a capela-mor revestida a azulejos da primeira metade de setecentos.

Morada
Largo de S. Sebastião, Lumiar
1600
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CONSIGLIERI, Carlos; RIBEIRO, Filomena; VARGAS, José Manuel; ABEL, Marília, Pelas Freguesias de Lisboa : Benfica, Carnide, Ameixoeira, Charneca, Lumiar, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1993.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
06/06/2007
Agenda
Música

+9999

Galeria Zé dos Bois 10 Jan 2025  |  22h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,081,711