"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Casa de João das Regras

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 8/83 de 24-1
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Habitação Unifamiliar
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Cantaria
Uso atual
Comércio e habitação
Descrição

Da edificação que pertenceu a João das Regras, conselheiro de D. João I, resta um amplo arco quebrado. A casa foi profundamente danificada pelo terramoto de 1755, após o qual sofreu grandes alterações. O actual edifício apresenta planta rectangular, com cinco pisos, com cobertura de 2 águas, sendo de destacar o 5º piso, o qual é coberto por telhado a 3 águas e que apresenta uma configuração idêntica à das águas-furtadas, facto este realçado pela existência de um beiral que antecede este último piso e pela diminuição da largura da fachada nesta parte da casa e na qual se inscreve um vão rectangular que dá para uma varanda com grade em ferro forjado. O 2º, 3º e 4º andar encontram-se separados por frisos simples em cantaria; em cada um dos pisos, inscrevem-se duas janelas de sacada rectangular, com grades de ferro forjado. No piso térreo, abre-se o referido arco em cantaria (um dos três arcos ogivais iniciais) com uma amplitude que é próxima da largura da fachada.

Morada
Poço do Borratém, nº 25 a 30 S. Cristóvão e S. Lourenço
1100
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
16/12/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,491,198