"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Santo António ou de Nossa Senhora da Boa Viagem

Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra

Capela de Santo Ant?nio ou de Nossa Senhora da Boa
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor de Memória
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura
Descrição

Pequena capela edificada sobre as muralhas das falésias do porto da Ericeira. Apresenta-se caiada de branco com excepção das molduras dos vãos e cunhais, e da faixa de cor azul que, ao nível do solo, a circunda. Na fachada principal encontra-se uma porta de feição clássica, flanqueada a meia altura, por duas janelas com simples mas elegante moldura, e encimada por outro vão do mesmo tipo. Os cantos possuem pináculos de base quadrangular e remate piramidal.


A fachada do lado esquerdo inclui um painel de azulejos evocativo da partida da Família Real para o exílio no estrangeiro, após a implantação da República em 5 de Outubro de 1910.
No interior são de assinalar os azulejos do tipo tapete, datados de 1789, que a forram completamente, incluindo a abóbada, e as imagens de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Santo António. O arco triunfal deixa ler a data de 1634.

Fonte de informação
Câmara Municipal de Mafra
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de [orientação e coord.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1976.

LUCENA, Armando de, Monografia de Mafra, [Mafra], Comissão Municipal de Turismo, [1944].

Data de atualização
26/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Visitas
99,085,011