"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Santa Catarina

Distrito: Lisboa
Concelho: Alenquer

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 37077 de 29-09-1948
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Escultura, Talha
Descrição

Trata-se de uma capela de traçado seiscentista, originalmente integrada num conjunto de edifícios pertencentes ao Oratório de Santa Catarina, projectados por Frei André de São Bernardino. A obra foi concluída em 1623. Junto ao templo encontra-se um pequeno claustro, local onde se encontra sepultado Salvador Ribeiro de Sousa, navegador português do séc. XVI que conquistou o Reino do Pegú. No interior destacam-se os altares de talha dourada, de belas colunas torsas a ladear um nicho central, e um púlpito do séc. XVII, assim como algumas peças de imaginária do séc. XVIII: "Santa Catarina", do séc. XVIII, em madeira estofada e policromada, e cinco imagens de madeira, de meio corpo, de santos franciscanos, todos peças do séc. XVII e XVIII, com policromia e ornatos a ouro de pincel.

Morada
Largo Gago Coutinho Santo Estevão
2580
ALENQUER
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993
Data de atualização
12/11/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,543,198