"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Nossa Senhora de Porto Salvo

Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderno (sécs. XVII, XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Estilo(s)
Rocaille
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Pintura
Descrição
Segundo a tradição foi construída por cumprimento de um voto à Virgem, dos tripulantes de uma nau vinda da Índia e que se salvara de uma violenta tempestade no Cabo da Boa Esperança. Havia o costume por parte das embarcações que chegavam à barra do Tejo, de honrarem a capela de Nossa Senhora de Porto Salvo, com o disparo de 21 tiros, esta tradição perdeu-se no princípio de oitocentos.

A capela mostra a fachada alpendrada, de tipo rústico, com dois belos painéis de azulejos da autoria de António de Oliveira Bernardes.

No interior, de uma única nave, os alçados laterais são revestidos de azulejaria datada de 1734, decorada com cenas da Virgem e da infância de Jesus. Em telas da mesma centúria, situadas na capela-mor e no corpo da igreja, aparece idêntica temática.

Foi transferido para esta capela, em 1918, um cruzeiro que se achava há bastante tempo (159 anos) na estrada de Oeiras - Porto Salvo (sítio dos Moinhos); encontra-se no lado da Epístola, abrigado num nicho, tem uma inscrição e uma data - 1759.

Outros motivos de interesse são: uma caixa de esmolas "rocaille" com uma pequena pintura de Nossa Senhora, os azulejos de tapete seiscentistas e diversos ex-votos do séc. XVIII e XIX.

Intervenções e Restauros
Foi restaurada e acrescentada na centúria de seiscentos.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

AZEVEDO, Carlos de; FERRÃO, Julieta; GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. II, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1963.

Data de atualização
16/01/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,471,150