Património Material
Capela/Ermida de Nossa Senhora da Conceição
1656: apontado como o ano provável do início da construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Esta data é justificada pela lápide existente na fachada da mesma capela que comemora a consagração de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal por D. João IV, em 1646.
A capela possui um interior bastante rico, do qual se destacam: o retábulo de talha dourada, da autoria do entalhador farense Miguel Nobre; e os painéis de azulejaria figurativa, azuis e brancos, cujo esquema iconográfico segue a temática mariana, também apresentada no retábulo. Do lado do evangelho está representado o nascimento de Jesus com adoração dos pastores, a Circuncisão e a Adoração dos Magos; do lado da epístola, em frente ao anterior, temos representado o Nascimento da Virgem, a Apresentação da Virgem e o Casamento de Nossa Senhora.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição ocupa o lugar principal no centro da tribuna. Segue-se o Menino Jesus, colocado no nicho superior. Depois surge Sant’Ana, a mãe da Virgem, no centro da banqueta. O pai e o marido da Virgem (S. Joaquim e S. José) preenchem as peanhas dos intercolúneos. Sem ligação com a temática mariana, o Anjo da Guarda e o Arcanjo S. Miguel, na banqueta ao lado de Sant’Ana.
As peculiaridades deste edifício são a ausência de capela-mor e o revestimento total da fachada em cantaria, aspetos raros no Algarve.
Em 2007, a Capela foi intervencionada pela Câmara Municipal de Loulé, sendo encontrado, sob o retábulo atualmente visível, um retábulo setecentista representando a alegoria da Adoração ao Santíssimo Sacramento, da autoria de Diogo de Sousa Sarre. As escavações arqueológicas efetuadas no âmbito destes trabalhos revelaram vestígios da estrutura defensiva islâmica, datada do período almóada.
A Câmara Municipal de Loulé foi galardoada com o Prémio Igreja Segura, pelo projeto desenvolvido para a Ermida de Nossa Senhora da Conceição.
Idem, Itinerário do Barroco no Algarve Delegação Regional do Sul da Secretaria de Estado da Cultura, [s.l.], 1988.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitetónico e Arqueológico - inventário, Vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
PLANO DIRETOR MUNICIPAL : Equipamentos Coletivos - Relatório 5, Câmara Municipal de Loulé, [s.d.].