Património Material
Bateria do Areeiro
O projecto de construção da Bateria do Areeiro, datado de 1903, é da autoria do major de engenharia António Augusto Nogueira de Campos, começando a ser realizada a obra sob a direcção do capitão de engenharia Augusto Vieira da Silva, a 16 de Junho de 1904; as obras arrastaram-se por alguns anos, vindo a ser concluídas em finais de 1908. Foi entregue ao Governo do Campo Entricheirado de Lisboa, fazendo a Bateria parte de um grupo de fortificações denominado Sector Exterior de Defesa do Porto de Lisboa. Apresenta uma planta rectangular, com um dos lados virados para o mar, dois flancos e uma gola. Estava preparada para receber 4 peças de artilharia, de costa (não dispunha de qualquer defesa pela rectaguarda), de 75 milímetros e 45 calibres de comprimento, em reparos de eixo central. Em 1939 por motivo da construção da Estrada Marginal, a Bateria viu cortada parte do seu terreno anexo, embora o seu núcleo principal se mantivesse intacto. Em 1940, a fortificação encontrava-se praticamente desguarnecida (embora mantivesse as 4 peças de fogo), acabando por ser desartilhada, em 1943. Através de um Auto, datado de 15 de maio de 1946, foi entregue ao Regimento de Artilharia de Costa. Em 16 de Setembro de 1953, veio a ser cedida ao Ministério da Defesa Nacional a fim de nela se efectuarem a necessárias adaptações para instalar a Torre de Radar de Controle do Porto de Lisboa.