"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Aqueduto do Convento de Cristo

Distrito: Santarém
Concelho: Tomar

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Z.E.P., Portaria nº 328/79, D.R., 1ª série, nº 155 de 07-07.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Descrição
Conhecido também por Aqueduto dos Pegões, foi edificado por ordem de D. Filipe I, II de Espanha, em 1593, e incorpora com grande imponência a fachada Sul do Convento.
A sua construção iniciou-se sob a direcção de Filipe Terzi, foi continuada por Pedro Fernandes Torres e terminada por Diogo Marques Lucas.
O aqueduto veio reforçar o abastecimento de água ao Convento, já parcialmente provido pelas cisternas conventuais, e permitir o jogo de água da fonte do Claustro Principal.
Tem uma extensão de 6 km com 180 arcos de volta inteira formando em alguns troços duas filas sobrepostas, como na sua parte mais elevada, no vale da ribeira de Carregueiros, onde esta arcada se levanta sobre 16 grandes arcos ogivais apoiados em pilares, com uma altura máxima de 220 metros.
O Aqueduto termina, depois de atravessar o muro da Cerca do Convento, num grande tanque, como o prova uma inscrição latina colocada na parte posterior desse mesmo muro.
Estado de Conservação
Morada
(Freguesia de S. João Baptista)
2300
TOMAR
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1976.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, Vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTOS GRAÇA, Luís Maria P., Convento de Cristo, Lisboa, ELO - Publicidade, Artes Gráficas, Lda., 1991.

Data de atualização
17/02/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,024,173