"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela da Igreja de São Pedro

Distrito: Lisboa
Concelho: Alenquer

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 35443 de 02-01-1946; Z.E.P., D.G., 2ª Série, N.º 297 de 19-12-1963
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Escultura
Descrição

A capela, todo o seu recheio, assim como o túmulo de Damião de Góis, foram transferidos da Igreja da Várzea para a Igreja de São Pedro, em 1940, devido ao estado de degradação da primeira. A capela, do séc. XVI, conserva da primitiva construção a janela com colunelos e vitrais, o altar com uma escultura do "Ecce Homo" e o pavimento em lajes. Segundo a tradição, a escultura do "Ecce Homo" terá sido trazida para Portugal por Damião de Góis. Na parede do lado esquerdo da capela encontra-se uma pedra com os brasões do cronista e de sua mulher, Joana de Hargen; na parede oposta está uma outra lápide com inscrição que tem no topo e ao centro a escultura da cabeça do cronista falecido em 1574.

Núcleos mais importantes
Janela com colunelos e vitrais, altar com uma escultura do "Ecce Homo" e pavimento em lajes.
Morada
Largo de São Pedro Santo Estevão
2580
ALENQUER
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

MELO, António de Oliveira; GUAPO, António Rodrigues; MARTINS, José Eduardo, O Concelho de Alenquer - Subsídios para um Roteiro de Arte e Etnografia, vol. I, Alenquer, Comissão Municipal da Feira da Ascensão de Alenquer e Associação para o Estudo e Defesa do Património de Alenquer, 1984.

Data de atualização
12/11/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,543,237