"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Túmulo de D. João de Noronha, o Moço

Distrito: Leiria
Concelho: Óbidos

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
22 735, DG 140, de 24-06-1933, ZEP DG (II Série), n.º 219, de 18-09-1948
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Funerária
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico
Estilo(s)
Renascença
Áreas Artísticas
Escultura
Descrição

O túmulo do alcaide-mor D. João de Noronha - O Moço, e de sua mulher D. Isabel de Sousa localiza-se no corpo da Igreja de Santa Maria, na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, construída em 1525, junto do altar colateral do lado do Evangelho.

Trata-se de um trabalho realizado em pedra de ançã, atribuído por uns a João de Ruão, por outros a Nicolau de Chanterene. Embora não haja acordo quanto ao seu autor, é certo que se trata de uma obra do renascimento coimbrão.
Por sua vez, os profundos restauros sofridos pela Igreja de Santa Maria ao longo dos séculos levantam dúvidas quanto à data da construção do túmulo. Reinaldo dos Santos avança com os anos 1526/1528, como datas possíveis da realização do túmulo e grupo escultórico.

O túmulo encontra-se embebido numa bela edícula, cujo interior surge envolvido por abóbadas ornamentadas e emolduradas por um arco pleno lavrado, assente em duas pilastras finamente trabalhadas. As colunas laterais, também lavradas, caracterizam-se pelo destaque das intermédias, que terminam num ábaco que serve de mísula a expressivas estatuetas resguardadas por baldaquinos. As colunas das extremidades elevam-se até à arquitrave, onde um anjo repousa sobre cada uma delas.
A face do túmulo apresenta uma inscrição lavrada alusiva aos jacentes, entre as figuras de dois anjos, que seguram os brasões esquartelados dos Sousas e Noronhas. Ao centro e encimando o túmulo surge um notável grupo escultórico, que representa a Deposição no Túmulo, de onde sobressai a imagem da Virgem Mãe com o Senhor morto nos braços, assim como as figuras de S. João Evangelista e de Santa Maria Madalena, revestidas com delicados panejamentos e de uma primorosa plasticidade das faces e mãos, numa atitude levemente inclinada e compadecida.
O grupo escultórico encontra-se envolvido por um retábulo de pedraria finamente lavrada, com medalhões esculpidos nos vãos, um com busto de mulher e outro com busto de homem, e vários motivos renascença nos frisos e pilastras. Sobre o entalhamento existe um baixo-relevo, a Assunção da Virgem, enquadrado por um nicho de frontão triangular, entre meias colunas estriadas, e no vértice surge a figura do Padre Eterno apontando os espaços infinitos.

Morada
Igreja de Santa Maria, na Praça de Santa Maria
2510
ÓBIDOS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de [orientação e coord.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1976.

BOTELHO, Joaquim Silveira, Óbidos : Vila Museu, Câmara Municipal de Óbidos, 1985.

CÂMARA, Teresa Bettencourt da, Óbidos : arquitectura e urbanismo (séculos XVI e XVII), Estudos Gerais, Série Universitária, Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos / INCM, 1990.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
10/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,284