"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Óbidos

Distrito: Leiria
Concelho: Óbidos

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910; ZEP DG (II Série), n.º 219, de 18-09-1948
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI)
Tipologia original
Arquitectura Civil-Elementos Singulares
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Arquitectónico, Valor Artístico, Valor de Memória
Estilo(s)
Manuelino
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Óbidos
Descrição

Pelourinho municipal, símbolo de jurisdição e lugar de castigo de criminosos, encontra-se localizado no paredão que suporta o chafariz da Praça de Santa Maria.
Pensa-se que terá sido erigido durante o período manuelino, em virtude das características tipológicas que apresenta, podendo estar relacionado com o foral concedido à vila, por D. Manuel, em 1513. Desconhece-se, no entanto, se este foi o único pelourinho existente ou se veio substituir outro mais antigo.
O monumento, construído em cálcario da região, assenta em três degraus semicirculares e apresenta uma base formada por três plataformas hexagonais, da qual se eleva uma coluna de secção cilíndrica, constituída por dois tambores separados a meio por um cordame e decorados por elementos fitomórficos alternados com bolas dispostas em diagonal. A rematar a segunda parte da coluna existe um capitel em forma de pinha, elemento característico do período manuelino, que é encimado por um pináculo de estrias helicoidais. O capitel apresenta uma secção delimitada por dois cordames, decorada com motivos enxadrezados, da qual parte uma coroa desenvolvida em motivos vegetalistas, nomeadamente folhas de acanto; ao centro exibe outra pinha rematada por duas cordas, que terminam no pináculo de secção circular, caracterizado por faces talhadas em forma de bisel, que correm do meio até ao remate final, onde uma cruz de ferro prolonga o pelourinho na vertical.
O pelourinho encontra-se, ainda, ornado, junto do lintel, por dois símbolos heráldicos: o escudo real e o camaroeiro de D. Leonor (emblema pessoal da rainha).

Estado de Conservação
Morada
Rua Direita, frente à Praça de Santa Maria
2510
ÓBIDOS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 2ª reimpressão, Junho de 1982.

CÂMARA, Teresa Bettencourt da, Óbidos : arquitectura e urbanismo (séculos XVI e XVII), Estudos Gerais, Série Universitária, Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos / INCM, 1990.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
10/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,039,192