"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Penha Garcia

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 23122 de 11-10-1933
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Mobiliário
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

Penha Garcia recebeu o primeiro foral em 1256, dado pelo Grão Mestre da Ordem dos Templários (em Proença-a-Velha) e, mais tarde, em 1510, foral novo dado por D. Manuel I. Situado na Rua da Praça, o pelourinho data do reinado de D. Sebastião. Tem fuste redondo e o capitel com dois escudos, um com as armas nacionais e outro com cinco flores de liz. Tem a particularidade de ter inscrição com o nome dos escultores - Estevão Simões e Domingos Fernandes. O conjunto está assente numa plataforma de degraus e é rematado por um catavento.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Comissão Municipal de Turismo de Castelo Branco Praça do Município - 6000-458 CASTELO BRANCO. Tel: 272 330 339 http://www.cm-castelobranco.pt - E-mail: turismo.cmcb@mail.telepac.pt
Morada
Largo da Praça
6060-301
PENHA GARCIA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
01/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,011,050