"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Mira

Distrito: Coimbra
Concelho: Mira

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 23122 de 11-10-1933 (processo em reapreciação)
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Civil - Mobiliário
Valor patrimonial
Valor Histórico
Descrição
Símbolo da autonomia municipal, social e jurídica. A sua construção estava ligada à instituição do foral e ficava implantado no centro da Vila, perto da Câmara Municipal. O pelourinho esteve em frente à Casa do Visconde. Depois foi retirado da praça pública talvez durante a hegemonia liberal, e esteve desprezado em casa particular. Mais tarde, aparecia na Quinta do Visconde, encontrando-se praticamente destruído. Foi feita uma cópia em 1993, colocada no centro da Vila, na praça da República, tendo sido inaugurada por altura das Festas de S. Tomé (Julho de 1993).
Fonte de informação
Câmara Municipal de Mira
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
20/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,063,030