"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Mafra

Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra

Pelourinho de Mafra
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 23122, 11-10-1933; Boletim N.º 123, da D.G.E.M.N.
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Mobiliário
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

Pelourinho do séc. XVIII, em pedra de calcário de liós, com 3,25 metros de altura, sendo formado por coluna cónico-truncada, assente sobre uma plataforma de três degraus e rematada por pirâmide quadrangular, dividida por uma moldura cava, em dois corpos que se justapõem.


A sua localização inicial foi o largo da Cadeia, espaço adjacente aos Paços do Concelho. Foi entretanto deslocado ligeiramente do seu lugar primitivo. A sua função inicial foi desvirtuada, vindo a servir de base de apoio a candeeiro de iluminação pública, deixando essa função em 1907.

Morada
Rua José Elias Garcia
2640
MAFRA
Fonte de informação
Câmara Municipal de Mafra
Bibliografia
GANDRA, Manuel J., "Achegas para a história urbana da Vila de Mafra (até 1994)" in Boletim Cultural '93, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1994.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

VILAR, Maria do Carmo, "Carta do Património do Concelho de Mafra: 2. Pelourinhos" in Boletim Cultural '94, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1995.

Data de atualização
27/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,059,438