"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Ansiães

Distrito: Bragança
Concelho: Carrazeda de Ansiães

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 14985 de 3-2-1928
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Tipologia original
Arquitectura Civil - Mobiliário
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

O Pelourinho de Ansiães foi, por ordem do Juiz de Fora Francisco Justiniano Ferraz de Araújo e Castro, destruído no ano de 1734, afim de acabar com os prestígios da antiga Vila de Ansiães e tornar nulos os privilégios dos moradores daquela vila (a sede concelhia fora transferida para o lugar de Carrazeda). O pelourinho, ao que se julga, erguia-se dentro dos muros da povoação, na praça próxima à casa da Câmara onde, às terças e sextas feiras, os juízes iam fazer audiências. É constituído por um fuste prismático e capitel com as armas nacionais, sendo rematado por um pináculo. Actualmente os seus restos estão depositados no interior da Igreja de S. Salvador de Ansiães.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
... de Ansiães a Carrazeda de Ansiães, [Câmara Municipal de Carrazeda de Anciães], Bragança, [D.L. 1991].

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR , Lisboa, 1993.

Data de atualização
24/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,779,934