"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Monumento aos Descobrimentos Portugueses

Distrito: Lisboa
Concelho: Cascais

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Tipologia original
Artes Plásticas - Escultura
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Escultura
Uso atual
Mobiliário Urbano
Descrição
Estátua de uma figura feminina em bronze, cujos cabelos, longuíssimos, evocam o cordame de embarcações. A escultura, da autoria de João de Sousa Araújo, encontra-se sobre uma base em pedra e é uma homenagem aos Descobrimentos Portugueses.
Inclui uma placa onde se lê:

Ofertado ao Povo de Cascais pela Ala Academia de Letras e Artes. Inaugurado por/Sua Exa Sub Sec. de Estado da Cultura, Prof. Dr. Antº de Sousa Lara, com a presença do Presidente da CMC Dr. Georges Alphonse Silveira Dargent, Vice Presidente da Academia de Letras e Artes, Comendador Joaquim Antº Pereira Baraona, representantes de países de língua e cultura portuguesas, entidades oficiais, religiosas, civis e militares e do muy bom Povo de Cascais.
Aos 22 dias de Fev. 1992
Estado de Conservação
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
12/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Visitas
99,086,186