"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Janela da Reboleira

Distrito: Porto
Concelho: Penafiel

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Elementos Singulares
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

Janela quinhentista em granito que se encontra nos jardins da Quinta da Aveleda, proveniente de uma habitação do Porto na Rua da Reboleira, demolida no século XIX.
A varanda estaria provavelmente integrada num canto do edifício, abrindo-se as janelas para lados opostos, separadas por um colunelo liso.
Notável trabalho de cantaria, é enquadrada por colunas prismáticas, encimadas por pináculos, e apresenta decoração esculpida com motivos vegetalistas a toda a volta.

Morada
Quinta da Aveleda
4560
Penafiel
Fonte de informação
Câmara Municipal de Penafiel
Bibliografia

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993;

Alguma Bibliografia relacionada:
VITORINO, Pedro – “Uma relíquia portuense – A janela da Quinta da Aveleda” – O Tripeiro, 3ª Série, n.º 22, de 15 de Novembro de 1926;
SOEIRO, Teresa – Penafiel – Ed. Presença, Lisboa, 1994.

Data de atualização
27/07/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,231,528