Património Material
Fonte dos Golfinhos
A elegante fonte localizada junto ao mercado municipal da Ericeira, foi projetada pelo arquiteto Ferreira Quaresma e mandada construir em 1925 pela Comissão de Iniciativa de Turismo da Ericeira, tendo a água corrido pela primeira vez nas suas torneiras no dia 18 de julho de 1926.
Trata-se duma fonte que conjuga elementos clássicos com elementos marítimos esculpidos em cimento, por onde passa a canalização, apresentando também elementos tradicionais, como é o caso de um xadrez de azulejos, que forram exteriormente a cobertura e o interior do murete de proteção.
O tanque, de planta irregular com algumas formas circulares, é de cantaria de lioz, bem como as três colunas lisas com capitéis decorados com volutas e acantos, que suportam a cobertura de cimento forrada de azulejos amarelos e brancos. A coluna central, construída em betão e de forma hexagonal, é encimada por um conjunto de peixes em massa de cimento moldado. Por sua vez, os bancos que circundam a fonte encontram-se azulejados em xadrez preto e branco, sobressaindo um painel do emblema da Comissão de Iniciativa de Turismo da Ericeira, datado de 1925.
Um pormenor curioso diz respeito à existência dum pergaminho, que conta a história da fundação desta fonte, localizado no cabouco do lado norte e poente, numa caixa de pedra, fechada com ladrilho e cimento.
SANTOS, Leandro Miguel dos, As Águas, Os Rios e as Fontes da Ericeira, Colecção Lugares de Memória, Editora Mar de Letras, Ericeira, 1996.