"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Estátua do Rei D. Pedro IV

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Artes Plásticas (Escultura)
Valor patrimonial
Valor de Memória
Áreas Artísticas
Escultura
Uso atual
Embelezamento de Praça
Descrição

A estátua representa a figura do monarca português e imperador do Brasil, que impossibilitado de cingir as duas coroas, outorgou ao país em 29.4.1826, a Carta Constitucional, vindo pouco depois a abdicar da coroa portuguesa a favor da filha.
Inserida no centro da Praça do Rossio, a estátua tem projecto aprovado em 1866, da autoria dos franceses Davioud (arquitecto) e Elias Robert (escultor). Está colocada sobre uma alta coluna da Vitória, onde atinge a altura de 27,5 metros, e o pedestal apresenta imaginária alegórica, respectivamente, "Fortaleza", "Moderação", "Prudência" e "Justiça". A figura real empunha na mão direita a Carta Constitucional. Foi inaugurada em 1870 como marco simbólico dos liberais vintistas.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contacte a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Turismo Rua Alexandre Herculano, 46-7º - 1250-054 Lisboa Tel: 213 588 591 E-mail: turismo@mail.cm-lisboa.pt
Morada
Praça de D. Pedro IV (Rossio)
1100
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.
Data de atualização
04/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,082,191