"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Cruzeiro da Memória

Distrito: Leiria
Concelho: Óbidos

Tipo de Património
Património Material
Proteção Jurídica
Abrangido pela ZEP, D.G., 2ª série, nº219 de 18-09-1948 (Castelo e Vila de Óbidos)
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Construções Singulares
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico, Valor de Memória
Estilo(s)
Gótico (inscrição), Manuelino
Áreas Artísticas
Escultura, Arquitectura Religiosa
Descrição

Edificação comemorativa da tomada de Óbidos aos mouros, mandada erigir por D. Afonso Henriques, localizada extramuros, perto do aqueduto e no entroncamento do caminho que conduz às Quintas da Pegada e do Jardim, que com um desvio da Estrada Nacional, limita para além das muralhas o espaço onde se desenvolve a vila.
O actual cruzeiro, que já não é o primitivo, data do início do século XVI. O grupo escultórico consiste numa cruz, que apresenta elementos decorativos característicos do manuelino, pois os seus braços terminam em flor-de-liz, a peanha que a suporta apresenta decoração vegetalista e a ambivalência da cruz permite numa das faces apresentar Cristo Crucificado e na outra Nossa Senhora da Piedade, que revelam um delicado naturalismo. De salientar, ainda, a existência duma inscrição gótica, muito sumida, na base da cruz, a qual foi decifrada pelo Beneficiado Silveira Malhão e que diz:

Em memória da tomada de Óbidos por assalto
pela Porta da Traição, por D. Afonso Henriques,
rei cristão em 10 de Janeiro de 1148

O cruzeiro encontra-se protegido por uma pequena construção de planta quandrangular assente em base de pedra caracterizada por paredes robustas de alvenaria, definidas por cunhais de cantaria, apresentando aberturas a toda a volta, nomeadamente uma porta a ocidente, uma porta-janela do lado oposto e duas janelas nos restantes lados. Todas estas aberturas apresentam lados chanfrados e são protegidas, actualmente, por grades de ferro. A cobertura desta pequena capela assume a forma de pirâmide oitavada, de arestas ligeiramente curvas e duplo arco ogival no interior.

Intervenções e Restauros
Em 1963 foi reposta a cinta do cruzeiro.

Morada
Largo da Misericórdia
ÓBIDOS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
BOTELHO, Joaquim da Silveira, Óbidos : Vila Museu, Câmara Municipal de Óbidos, 1985.

CÂMARA, Teresa Bettencourt da, Óbidos : arquitectura e urbanismo (séculos XVI e XVII), Estudos Gerais, Série Universitária, Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos / INCM, 1990.

Data de atualização
10/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,039,608