Património Material
Chafariz d'El Rei
O chafariz está adossado à antiga muralha fernandina. Muito antiga, esta fonte é conhecida, pelo menos, desde o séc. XIII. Com um caudal bastante assinalável, foram sendo abertas diversas bicas ao longo da sua existência; no período de quinhentos, contava com seis bicas, e, no período de setecentos, o número era de nove. A importância do chafariz fez que saísse em 1551 um édito camarário a fim de regulamentar a sua utilização.
É um chafariz de espaldar com um tanque à frente. O espaldar apresenta várias pilastras que o dividem em zonas onde se integram as bicas. Podem observar-se as armas da cidade ladeando o brasão real; este encontra-se ao centro, encimado por um frontão triangular na platibanda. Em 1861, esta platibanda foi ornamentada por vasos e pináculos. Uma outra platibanda mais elevada e recuada em relação à face do espaldar, é também decorada com os mesmos motivos mas com uma sequência diferente.
FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.